Aquarela do Brasil

o poder das gemas coradas

down

Brasil, pra mim

A beleza brasileira pode ser cantada em letra e verso. Nós, da Manoel Bernardes, trabalhamos para exaltá-la através da joalheria, especialmente, nas criações com gemas coradas. Nossa terra é dona de jazidas de pedras preciosas reconhecidas mundialmente por sua variedade e qualidade. Escolhemos falar desta maravilha da natureza, que tanto brilha em nosso design, para estrear a primeira edição da e-mag Manoel Bernardes: um novo canal de conhecimento que explora os recursos multimídia. O material que preparamos a seguir faz um mergulho no universo das gemas, seus significados e poderes. Embarcamos também em uma viagem pela colorida e sonora Recife. Tudo isso com recursos audiovisuais, interatividades e link com as redes sociais. A partir de agora, inspire-se no calidoscópio de cores que formam nossa interpretação particular sobre a
Aquarela do Brasil.

down

PODERES NATURAIS

Belas em suas particularidades, as gemas preciosas carregam significados e evocam sensações. Fruto de um conjunto de elementos químicos que, ao sofrerem pressão e calor, – às vezes durante milhares de anos – resultam em uma rocha de características e composição específicas. Cor, brilho, dureza e os desenhos internos das inclusões e clivagens, constroem a rara beleza das pedras naturais. O Brasil é, reconhecidamente, uma das grandes fontes mundiais de pedras preciosas, tanto pela sua variedade quanto por sua qualidade. Somos grandes produtores de TOPÁZIOS e QUARTZOS, além das turmalinas, água marinha e tantas outras. Saiba mais sobre os poderes e significados destas famílias de gemas que tanto fascinam a humanidade.

down

Quartzos

down

Quartzos

cristais

Os quartzos cristais podem assumir múltiplas tonalidades, constituindo uma paleta visualmente rica. Do amarelo ao fumê, passando pelo verde, aos lilases das ametistas e tons de rosa. Grandes, exuberantes e poderosas, estas gemas brilham para a joalheria, permitem lapidações diferenciadas e conferem identidade ao design da Manoel Bernardes. Joias com estas gemas representam os 15 anos de casamento, chamadas de bodas de cristal, e o quartzo rosa é a pedra que carrega a simbologia do amor.

down

Quartzos

CALCEDÔNIAS

Já as calcedônias, também conhecidas como ágatas, possuem coloração opaca. Elas representam os nove anos de matrimônio, chamados de bodas de ágata. Na Manoel Bernardes, o destaque desta categoria fica por conta da cornalina, do ônix e do crisopázio.

Cornalina

A cornalina pode assumir tonalidades do vermelho ao alaranjado, em alguns casos, até o marrom. Desde a Antiguidade, é considerada uma pedra valiosa e, por isso, não faltam lendas sobre ela. Os egípcios acreditavam em seus poderes místicos, contra o azar e o medo.

Ônix

A exuberância da cor preta é um clássico. De textura fina, esta gema pode apresentar faixas brancas retas, que podem resultar em belas lapidações. Acredita-seque é capaz de eliminar pensamentos negativos e trazer inspiração.

Crisopázio

Seu nome deriva das palavras gregas chrysos (ouro) e prasion (verde). Sua cor é tipicamente verde-esmeralda, mas pode variar para tonalidades mais escuras conhecidas pelo termo prásio. Atribui-se poderes calmantes a esta pedra, que simboliza os 27 anos de casamento, as bodas de crisopázio.

down

Topázios

down

TOPÁZIOS

Sua versão mais rara, e cada vez mais escassa, é o topázio imperial, encontrado unicamente na região de Ouro Preto. Já os topázios brancos se destacam nas criações da Manoel Bernardes, pois permitem composições grandiosas, como opção aos diamantes. Nas tonalidades de azul, London define o tom mais forte, Swiss é o mais vibrante e Sky o mais suave.

down
down

LIVRE EXUBERÂNCIA

Muito da essência da Manoel Bernardes está transmitida em suas criações com gemas coloridas. As joias com pedras brasileiras ganham sempre lugar de destaque nas coleções, em modelos de beleza e exuberância singulares. Qualidade e exclusividade são valores primordiais da marca. Técnica e informação atuam como instrumentos indispensáveis na construção do ineditismo. A origem mineira – traço marcante em sua identidade criativa – evidencia o desejo de brasilidade. O jeito particular da Manoel Bernardes ver o mundo se traduz em joias, também, únicas.

down

“Nós da MB temos a ambição de criar joias que representem a nossa cultura e por isso procuramos uma nova linguagem, já que as criações brasileiras antes de 1995 eram muito influenciadas pela joalheria italiana.”

Manoel Bernardes, presidente da marca

Da arte à tecnologia, passando pela história e pela cultura, a Manoel Bernardes está sempre de olhos atentos ao novo. Por isso, investe permanentemente em design e pesquisa, a fim de mapear tendências e inovar: tanto em técnica, quanto em criatividade.Dentro das linguagens que a joalheria desenvolve, o design aplicado às pedras representa um papel protagonista: “O uso das gemas de cor foi outro desafio, pois os brasileiros não sabiam apreciá-las e para quebrar esse paradigma desenvolvemos novas lapidações e propusemos novas gemas, sobretudo o cristal e a calcedônia, que por serem mais abundantes e acessíveis permitiram uma criação mais livre, mais contemporânea e com pedras de tamanhos maiores, sem que houvesse um impacto significativo de custo final”, explica Manoel Bernardes.

down

RECIFE DE TODAS AS CORES

Caleidoscópio de cores, a energia do Recife é pulsante. A paisagem de igrejas centenárias e prédios históricos é recortada por um entrelaçado de pontes e um expressivo acervo de monumentos e obras de artes a céu aberto. Nas ruas, a boêmia, o povo e os intelectuais confraternizam ao som frenético do frevo, maracatu ou manguebeat. Embora litorânea, a vida da capital de Pernambuco acontece nas margens dos rios. São seis deles, e mais de 60 canais, que entrelaçam a cidade, apelidada de Veneza Brasileira.

Fotos: Prefeitura do Recife

down

Capital de sensações

Berço do Recife Antigo, a Praça Rio Branco é mais conhecida como Praça do Marco Zero. Ecoam dali os primeiros gritos de Carnaval, que se sucedem em uma folia de agremiações e mais de mil shows. No chão, bem ao centro, a grande atração da praça é a Rosa dos Ventos de Cícero Dias. A peça de cerca de 40 metros quadrados foi inspirada na obra do artista plástico, pioneiro do Modernismo no país, "Eu vi o mundo... Ele começava no Recife". Pedras de quartzo e granito colorido misturam-se em elementos subjetivos, geométricos e astrológicos. Se o mundo começou, de fato, no Recife não se sabe. Porém, quem ousa discordar do mestre Dias?

down

Terreno popular

Palco de procissões negras do final do século 19, reduto da boemia nas décadas de 70 e 80, – que se reunia para bebericar cerveja gelada nos bares Banguê, Aroreira e Buraco do Sargento – o Pátio de São Pedro dos Clérigos mudou muito pouco desde então. Entre suas 63 edificações, entre casas térreas e sobrados, destacam-se a Catedral de São Pedro dos Clérigos – representante do estilo barroco em Pernambuco – a Casa do Carnaval e o Centro de Formação em Artes Visuais. Com seu caráter popular e arquitetura tombada, concentra manifestações musicais e de dança o ano todo, seja na cultura negra ou no movimento mangue.

down

Nesse espaço do recife
Que o velho Pátio segreda
No silêncio da memória

Nesse Pátio de São Pedro
Erguem-se dois altares:
Ao vulto do santo apóstolo,
Ao culto pagão dos bares.

Nesse canteiro de pedras
Renascem rosas e raízes
Das culturas populares.

Aqui a crença é boêmia.
Arte e magia são gêmeas.
Aqui o povo é poesia

Romero Amorim

down

Terreno popular

“Ao som dos clarins de Momo, o povo aclama com todo ardor”. No entorno da Praça do Arsenal, o Paço do Frevo celebra a festa o ano todo. Músicas, personagens, cores e coreografias do ritmo, eleito Patrimônio Cultural e Imaterial Brasileiro pela Unesco, propõem uma viagem lúdica de conhecimento sensorial. Painéis com os cem “comendadores do frevo” dão as boas vindas. Ali também funciona um centro de formação, com escolas de dança e música voltadas para a difusão do gênero. No térreo, o Centro de Documentação Maestro Guerra Peixe reúne produções e documentos históricos.

Fotos: Gil Vicente e Prefeitura do Recife

down

Terreno popular

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu a 11 de junho de 1927 no Recife. Já na década de 70 começou a reconstruir (o que até então eram ruínas) a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917. O trabalho intenso e obsessivo do artista resultou em um projeto colossal de sua Oficina Brennand. Um complexo de esculturas que povoam os espaços internos e externos do ambiente. Seus seres fantásticos ganham formas na cerâmica e cores obtidas por meio das variações de temperatura que atuam sobre os pigmentos durante a queima das peças.

Fotos: Helder Ferrer

down

Caminhar em poesia

Terra de gênios da literatura e da música, Recife encontrou uma maneira de homenagear em próprio solo seus cidadãos ilustres. O Circuito da Poesia é um percurso com 12 paradas em pontos representativos da cidade. A cada parada, esculturas em tamanho real ajudam a recontar a história. Na Rua da Aurora, considerada por Gilberto Freyre “a mais recifense de todas as ruas”, estão as estátuas do poeta Manuel Bandeira e de João Cabral de Melo Neto. Às margens do Capibaribe, na Rua do Sol, reta final do Galo da Madrugada, está imortalizado o compositor de frevos Capiba. A Praça do Sebo recebeu a escultura do jornalista e poeta Mauro Mota. Carlos Pena Filho está na Praça da Independência, Antônio Maria na Rua do Bom Jesus, Clarice Lispector na Praça Maciel Pinheiro. Ascenso Ferreira, Joaquim Cardozo e Solano Trindade estão no Cais da Alfândega, Ponte Maurício de Nassau e Pátio de São Pedro, respectivamente. Na Rua da Moeda, palco do manguebeat, está Chico Science e o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, na Praça Visconde de Mauá.

Manoel Bernardes BH Shopping 1º Piso 31 3286 2492
BH Shopping 4º Piso 31 3505 5170
Shopping Del Rey 31 3415 6009
Diamond Mall 31 3292 9055
Pátio Savassi 31 3284 2552
MB Watches BH Shopping 4º Piso 31 3505 5166
Montblanc BH Shopping 4º Piso 31 3505 5155
Pátio Savassi 31 3284 2262
Cartier BH Shopping 4º Piso 31 3505 5170
Rolex BH Shopping 4º Piso 31 3505 5165
manoelbernardesoficial
manoel_bernardes
SAC 31 4501 3604
WWW.MANOELBERNARDES.COM.BR